brunaecoarte png

Sobre mim

Trabalho com produção cultural e gestão de projetos socioambientais
há mais de 10 anos. Sou bacharel em turismo, pós-graduada em
gerenciamento de projetos. Uma grande escola foi o Movimento Arte
Jovem Brasileira (Niterói-RJ), onde fui voluntária na produção das
Mostras de Artes Livres e Sinceras, que despertou em mim a paixão
pela profissão.

Além dos projetos culturais, tive a oportunidade de participar da 1a e
da 2a fase do projeto de fortalecimento do uso público das unidades
de conservação do Estado do Rio de Janeiro, onde coordenei a
visitação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, entre 2012 e 2016.
Nesse período desenvolvi projetos culturais com foco na preservação
ambiental.

A História da Ecoarte Produções

A ideia foi inspirada pelo conceito de multiplicidade, para apoiar as atividades culturais de caráter inovador, experimental, revolucionário, no âmbito do lazer, da arte, da educação e da ecologia. Ações que estimulem uma nova educação pela arte e para a arte, no sentido de uma ecosofia, instaurando uma nova forma de pensar as relações do ser humano, nas dimensões psicosubjetiva, social e ambiental.

A vida é feita de conexões e as ideias surgem a partir desses acontecimentos e dos encontros que nos impulsionam a mudar. Assim, a ideia da produtora cultural já existia desde a época da faculdade de turismo na UFF, da minha experiência como educadora de qualificação em turismo no Projovem, das aulas de lazer e ecoturismo, da convivência com os artistas na produção do III Cultura Agosto do Sana (Macaé-RJ), mas foi tomando forma após algumas experiências profissionais marcantes como o trabalho com o Movimento Arte Jovem Brasileira (2010), como coordenadora de uso público do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET (2013-2016) e, principalmente, após o encontro com o grupo Teatralmente (2017), quando posso dizer que o sonho começou a se tornar realidade.

Nessa época, eu tinha recém cursado o mestrado de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS – UFRJ), onde meu horizonte foi descortinado, mergulhei na filosofia de Deleuze e Guatarri, e me apaixonei pelo livro “As Três Ecologias”. Tudo fez sentido, as conexões que eu precisava fazer para ampliar a minha visão sobre o conceito de lazer, cultura e arte.

A vivência que tive com o grupo Teatralmente nesses primeiros anos de parceria foi para mim um dos acontecimentos mais importantes para implementar a Ecoarte Produções. O Teatralmente era a materialização do que eu havia um dia sonhado realizar. O grupo já trazia uma bagagem cultural, uma lingaguem multi-artística (teatro, circo, música), que trabalhavam os conceitos de natureza e humanidade.

Acredito que a arte carrega esse potencial transformador, as psicosubjetividades que podem ser trabalhadas levam a profundas reflexões capazes de mudar paradigmas, como a visão que temos da natureza.

A Ecoarte Produções, com o passar dos anos, ampliou as suas conexões e criou uma rede de parcerias, são inúmeros apoiadores, do setor público, privado e terceiro setor. Desde 2020, a equipe de coordenação do Instituto Floresta Darcy Ribeiro – Amadarcy se uniu à empresa, como consultores tanto na elaboração quanto na execução dos projetos. Atualmente, a Ecoarte Produções conta com uma equipe de colaboradores muito bem qualificada e comprometida, que é o nosso diferencial.